Secretaria de Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo é responsável pelas políticas relacionadas ao desenvolvimento social da administração pública estadual.

A estrutura da SEDS-SP conta com quatro órgãos vinculados: o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) Conselhos Estadual do Idoso (CEI), Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB).

Além disso, são seis Coordenadorias: Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE), Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS), Coordenadoria de Ação Social (CAS), Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN), Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), Coordenadoria de Administração de Fundos e Convênios (CAF).

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social congrega ainda mais quatro departamentos administrativos: Departamento de Administração, Departamento de Recursos Humanos, Departamento de Comunicação Institucional e Departamento de Normatização de Informática; e a Escola de Desenvolvimento Social de São Paulo (EDESP), responsável por executar programas de capacitação, aprimoramento e treinamento profissional, nos formatos presencial, semipresencial e à distância.

Em sua estrutura, a secretaria apresenta também 26 unidades descentralizadas da gestão estadual, denominadas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social, responsáveis pelo acompanhamento das políticas socioassistenciais nos municípios.

A rede socioassistencial do Estado apresenta 1.210 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); 327 Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS).

Estamos cada vez mais empenhados em construir uma agenda pública, alicerçada em ações intersetoriais, com o propósito de tornar nossas cidades, comunidades, famílias e indivíduos mais resilientes às ameaças, reduzindo, assim, os riscos e as vulnerabilidades sociais.

Temos um compromisso assumido: tornar o Estado de São Paulo cada vez mais humano, justo e solidário.